Mapa dos serviços de Inteligência e polícias secretas do Mundo

Com dados coletados do Federal American Scientists e do Wikipédiae criou no Google Maps Engine um mapa interativo com a localização geográfica de aproximadamente 70 países que possuem algum tipo de órgão, serviço de inteligência ou serviço secreto no âmbito civil e ou militar, outros ainda mantem polícias secretas e policias politicas.

sdfServiço de Inteligência é geralmente um departamento governamental cuja função é a coleta e síntese de informações relacionadas ao interesses da sociedade e possíveis ameaças à segurança do Estado.

Quando um serviço obtém informações consideradas secretas ou confidenciais sobre um Estado, um país ou uma organização sem autorização do detentor dessas informações, essa atividade é descrita como espionagem

A palavra “espionage” vem da palavra francesa“espionner”, que significa “espionar”, e do italiano clássico “spione”, “spy” é originária de várias palavras antigas significando“olhar e observar”, como no latim “specere” ou no anglo-normando “espier”.

A maioria dos serviços de inteligência (também chamados de serviços secretos) usa ou já usou de espionagem, prática que os governos em princípio não reconhecem nem comentam.

Além de trabalhar na coleta de informações, os serviços também tentam evitar a ação de serviços de inteligência estrangeiros em seu país (contra-espionagem).

Polícia secreta é um corpo de polícia que age somente sob proteção da incógnita ou clandestinamente (isto é, à margem da legalidade). Polícias secretas não são sinônimos de polícias políticas, que podem não ser secretas, bem como várias polícias secretas podem não ser políticas. Apesar desta diferença fundamental, é fato que diversas polícias secretas são usadas para fins políticos, integrando suas operações a ações de inteligência e foram usadas frequentemente como um instrumento de repressão política.

As forças de polícia secreta são associadas tipicamente com os regimes totalitários, porque são usadas frequentemente para manter o poder político do estado. A polícia secreta são agências policiais dotadas tipicamente e às vezes oficialmente, de autoridade superior as outras polícias civis, operando-se fora dos limites da lei. Operam-se inteiramente ou parcialmente no secretismo, isto é, a maioria ou todas suas operações são obscuras e escondidas do público geral e de todos os oficiais do governo.

A polícia secreta difere das agências de segurança em democracias liberais modernas, porque as agências de segurança são geralmente sujeitas ao regulamento governamental, às exigências de relatório, e às outras medidas da responsabilidade. Apesar de tal visão geral, ainda existe a possibilidade de agências de segurança que atuam ilegalmente e que tomam algumas características da polícia secreta.

Agências governamentais que podem ser classificadas ou caracterizadas, parcialmente ou totalmente, como “polícias secretas” é discutido por cientistas políticos.

Polícias secretas podem estar a serviço de governos, de instituições públicas (como as forças armadas) ou mesmo de entidades privadas (como partidos políticos).

Referências:

-> Fas (Federal of American Scientists).World Intelligence Resource Program.

->Inteligência Sensível e armamentos

->Wikipédia: Serviços de Inteligência.

->Wikipédia: Polícia Secreta.

Mapa Interativo Produzido na plataforma Google Maps Engine

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: