MÃO MORTA O SISTEMA DE DEFESA APOCALÍPTICO

O nome técnico do sistema de defesa é Perimeter, também conhecido como Mertvaya Ruka, ou Mão Morta. Segundo um artigo da Wired o sistema apocalíptico construído pelos soviéticos há mais de 25 anos, foi criado para destruir os Estados Unidos  não importasse o que acontecesse com a União Soviética. 

O objetivo do sistema… era garantir uma resposta automática dos soviéticos a um ataque nuclear dos EUA. Mesmo se os EUA debilitassem a União Soviética com um ataque surpresa, os soviéticos ainda conseguiriam revidar. Não faria qualquer diferença se os americanos explodissem o Kremlin, derrubassem o ministério da defesa, destruíssem o sistema de comunicações e matassem todo mundo que tivesse estrelas nos ombros. Sensores com base no solo detectariam o golpe devastador, e seria lançado um contra-ataque.

De acordo com um a Gazeta Russa O Perímetr é um sistema alternativo de comando das forças nucleares da Rússia e está preparado para ser controlado automaticamente em caso de ataque nuclear maciço.

Adormecido em tempos de paz, sistema possibilita contra-ataque nuclear até mesmo em caso de destruição total dos pontos de comando e linhas de comunicação com a Força Estratégica de Mísseis (sigla em russo RVSN). Na Rússia recebeu o nome de “Perímetr”, mas ficou conhecido nos EUA como “Dead Hand” (“mão morta”, em tradução livre).

Ilustrações de Ryan Kelly

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: