Telegrama Zimmermann

O Telegrama Zimmermann (Zimmermann-Depesche) foi um telegrama codificado despachado pelo ministro do exterior do Império Alemão, Arthur Zimmermann, em 16 de janeiro de 1917, para o embaixador alemão no México, Heinrich von Eckardt, no auge da Primeira Guerra Mundial.

O telegrama instruía o embaixador para se aproximar com o governo mexicano com a proposta de formar uma aliança militar contra os Estados Unidos. A proposta prometia ao México terras dos Estados Unidos caso o país aceitasse o acordo. O telegrama foi interceptado e decodificado por britânicos e seu conteúdo apressou a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial.

O telegrama Zimmermann como foi enviado de Washington ao México.

Telegrama decodificado

_____________________________________________________

“No começo de fevereiro nós planejamos começar um irrestrita guerra submarina. A despeito disso, é nossa intenção nos empenharmos em manter os Estados Unidos da América neutros.

No caso disso não ser bem sucedido, nós propomos uma aliança com as seguintes bases ao México: Que nós façamos guerra juntos e façamos paz juntos. Nós forneceremos um generoso suporte financeiro, e no nosso entendimento o México virá a reconquistar os territórios perdidos do Novo México, Texas e Arizona. Os detalhes do assentamento são deixados para você.

Você está instruído a informar o Presidente (do Mexico) sobre acima na maior confidência assim que for certo que irá haver uma deflagração de guerra nos Estados Unidos e sugerir ao Presidente, em sua própria iniciativa, o convite ao Japão para imediatamente aderir a esse plano; ao mesmo tempo, oferecer-se para mediar as conversas entre Japão e nós mesmos.

Por favor chame a atenção do Presidente que o emprego implacável de nossos submarinos agora oferecem a perspectiva de forçar a Inglaterra a declarar paz em alguns meses.”

_____________________________________________________

Documento: Zimmermann Telegram (1917)  http://www.ourdocuments.gov/doc.php?flash=true&doc=60

Artigo sobre o Telegrama Zimmermann no Arquivo digital da National Security Agency (NSA)

Arquivos nacionais: http://www.archives.gov/education/lessons/zimmermann/

<http://www.firstworldwar.com/source/zimmermann.htm&gt; “Primary Documents – Zimmermann Telegram, 19 January 1917″

Wikipédia: “Diplomatic Cable” <http://en.wikipedia.org/wiki/Diplomatic_cable&gt; “Telegrama Zimmermann<http://pt.wikipedia.org/wiki/Telegrama_Zimmermann&gt;

The Zimmermann Telegram http://docsteach.org/activities/14716

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: