“Jihad – Expansão e Declínio do Islamismo”

Pensar sobre o islamismo moderno é refletir sobre um dos vetores fundamentais da geopolítica atual. Por isso, o livro do francês Gilles Kepel, Jihad – Expansão e Declínio do Islamismo, (Ed. Biblioteca do Exército Editora, 2003, 572 páginas), é perfeito para aqueles que anseiam entender os motivos que levam homens matarem e morrerem em nome de Alá.

Nesta obra, o autor parte da análise do terrorismo (e em sua manifestação máxima no 11 de setembro de 2001) que possui dois objetivos centrais:

Aterrorizar o adversário (típico de qualquer atentado terrorista, ministrar o medo em ações surpresas e cruéis);
Mobilizar o apoio daqueles “que os terroristas tentam levar para o seu lado, galvanizá-los através desse ato de violência exemplar, que traz em si a promessa de uma vitória próxima, que os convida a aderir à causa com o coração e muito entusiasmo” [1].
E é sobre o segundo objetivo que Kepel, analisando Osama Bin Laden e sua Jihad Moderna, vai reconstituir o processo histórico recente da religião muçulmana, principalmente no que se refere aos movimentos muçulmanos, desde o fim do colonialismo. Dessa forma, o livro demonstra com fatos que o terrorismo[2] é um reflexo, uma tentativa desesperada de movimentos político-religiosos que partiram para a violência justamente por estarem em decadência.
Por isso, o início do livro faz uma breve reflexão sobre os atentados de 11 de setembro de 2001 e a partir deles, Kepel traça um histórico da trajetória islâmica divida em dois momentos distintos: a expansão desde o fim do colonialismo e o declínio (que teve como marco inicial a invasão do Kuwait pelo Iraque no início da década de 90).
Continue lendo a resenha do livro de Maria Julia Ferraz  – Midiaamais 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: