Guerra no Mar

livro lançado pela Editora Record, Guerra no Mar – batalhas e campanhas navais que mudaram a história, organizado pelo almirante Armando Vidigal e pelo comandante Francisco Eduardo Alves de Almeida. O livro reúne 15 artigos escritos por sete oficiais da Marinha do Brasil e sete professores universitários (sobretudo de instituições do Rio de Janeiro), que abarcam batalhas navais da Grécia Antiga ao conflito pelas ilhas Malvinas.

Todos os artigos dão grande atenção ao contexto político no qual se desdobram os combates navais. É possível perceber como as potências em ascensão ambicionam a construção de poderosas marinhas de guerra, para garantir o domínio de rotas comerciais, acesso a matérias-primas ou negar o espaço marítimo a adversários.

Através das batalhas, o leitor pode acompanhar a evolução da tática naval e as inovações tecnológicas, dos remos às velas e depois a energia a vapor, que revolucionaram a maneira de lutar no mar; a formação de grandes linhas de batalha, como as de Trafalgar, combate que resultou no fim das ambições oceânicas napoleônicas.

O livro começa pela Batalha Naval de Salamina, depois a de Mylae (260 a.C.), que marcou o início da conquista do Mare Nostrum Romano; Lepanto; A Invencível Armada; Guerras Anglo-Holandesas; Trafalgar (1805); Hampton Roads; Batalha Naval do Riachuelo; Batalha Naval de Yalu, entre Japão e China; Tsushima; Jutlândia; A Batalha do Atlântico; Midway; Leyte e, por último, Falklands/Malvinas.

O artigo sobre a Guerra das Malvinas detalha o episódio do afundamento do HMS Sheffield, com alguns dados interessantes e desconhecidos. As lições do conflito, em particular a importância do submarino nuclear, que afundou o cruzador General Belgrano (foto do alto), são muito bem expostas no artigo do almirante Vidigal.

Poder Naval

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: