A GUERRA DO IRAQUE

Escrito pelo especialista em assuntos militares britânico John Keegan o livro “A Guerra do Iraque” (Editora Biblioteca do Exército 2005. 288 páginas) aborda os antecedentes históricos da campanha militar relâmpago que removeu do poder o ditador Saddam Hussein, descrevendo a política interna e externa iraquiana desde o final da Primeira Guerra Mundial, quando a derrota do Império Otomano resultou na formação do Iraque, suas relações com o Ocidente, a ação do nacionalismo árabe no país, até o surgimento da figura de Saddam Hussein com suas manobras que misturavam habilidade política e violência para chegar ao poder.

John Keegan demonstra que o comportamento errático do ditador iraquiano em muitos pontos o deixava mais próximo de um Hitler do que deStalin, ídolo do tirano. Assim, se por um lado era um bom administrador que atendia às demandas da população iraquiana por progresso com os recursos provenientes do petróleo e fazia acordos territoriais com o governo do Xá do Irã e econômicos com a Rússia para reduzir a ação dos dissidentes curdos, por outro era capaz de pôr tudo a perder desencadeando uma guerra com poucas chances de vitória contra o Irã, que levou o Iraque à falência e influenciou decisivamente na posterior invasão do Kuwait, levando o governo iraquiano à condição de pária internacional.

O livro é um trabalho sóbrio e convincente do experiente autor britânico, que merece a atenção do público interessado em conhecer detalhes da campanha que derrubou Saddam Hussein e suas consequências. Uma obra que pode complementar o trabalho de Keegan é o livro “Tempestade do Deserto”, de Frank N. Schubert e Theresa L. Kraus (Bibliex, 1998, 403 páginas) que é essencialmente uma ampla descrição dos detalhes técnico-logísticos, com seus desdobramentos, relacionados à Primeira Guerra do Golfo, em 1991.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: