Guerra Irregular

Guerra Irregular – Terrorismo, Guerrilha e Movimentos de Resistência ao Longo da História, de Alessandro Visacro. 

Sinopse

Ao longo do tempo, as guerras sofreram transformações e já não são mais as mesmas. Em vez da confrontação militar formal, o mundo vem assistindo a uma série de guerras irregulares, como terrorismo, guerrilha, insurreição, movimentos de resistência e conflitos assimétricos em geral.

Neste livro, o autor, Alessandro Visacro, oferece ao leitor um panorama dos movimentos que alimentam as guerras, mostra quais os grupos que obtiveram sucesso em suas lutas particulares, assim como os métodos utilizados pelos Estados que derrotaram ou estão conseguindo combater esses movimentos.

Obra analisa grupos como, por exemplo, o IRA, da Irlanda, e o ETA, da Espanha. Além desses, também aborda a situação de conflitos em Cuba, na China, Argélia e Afeganistão, na Colômbia e Brasil, onde, segundo o autor, já se trava uma verdadeira guerra irregular, em que o Estado está ameaçado. O conflito entre israelenses e palestinos também é analisado.

Alessandro Visacro é oficial das Forças Especiais do Exército Brasileiro. Graduou-se pela Academia Militar das Agulhas Negras no ano de 1991. Exerceu as funções de oficial subalterno no 29º Batalhão de Infantaria Blindado (Santa Maria – RS) e no 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista (Rio de Janeiro – RJ). Ingressou nas forças de operações especiais em 1997. Serviu no 1º Batalhão de Forças Especiais, onde foi instrutor dos cursos de ações de comandos e forças especiais. Na cidade de Manaus (AM), foi designado oficial de operações e, posteriormente, comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais, tropa diretamente subordinada ao Comandante Militar da Amazônia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: