11 documentários para entender a crise no Iraque

Inside the Islamic State: “The Islamic State” (via YouTube)

Este documentário do Vice lança um olhar sobre o grupo extremista na Síria e no Iraque.  O jornalista Medyan Dairieh passou três semanas viajando com o Estado islâmico, a partir das linhas de frente da batalha para um campo de recrutamento e outros estabelecimentos, onde testemunhou táticas brutais do grupo à medida que avançavam em toda a região.

The Rise of the Islamic State: “Losing Iraq” (via PBS)losing iraq screenshot

Documentário da PBS conta a história do crescimento do Estado Islâmico, que começou anos antes das tropas dos EUA se retirarem do Iraque em 2011. Entrevistando jornalistas e oficiais militares antigos de alto nível, incluindo o ex-secretário de Defesa Donald Rumsfeld, “Perder o Iraque” também oferece uma crítica do planejamento militar da administração Bush, ou a falta dela.

Extremism in Syria: “Syria’s Second Front” (via PBS)syrias second front

Outro documentário da PBS detalhando o desafio do país devastado pela guerra – grupos extremistas. Esses grupos estão ligados à al-Qaeda, como o Estado Islâmico foi até a ser repudiado no início deste ano depois de uma disputa. O documentário acompanha o Exército Sírio Livre na luta contra os rebeldes jihadistas no norte do país o regime do presidente Bashar al-Assad, no sul.

Sectarian Violence: “Iraq in Fragments” (via Veoh)iraq in fragments

O cineasta James Longley gravou “histórias em viagens para a região entre 2003 e 2005, no Iraque.

A Critique of U.S. Occupancy: “No End in Sight” (via YouTube)

Filme de 2007 criado por Charles Ferguson lança um olhar crítico sobre as falhas da guerra no Iraque. Mais especificamente nas decisões tomadas pela administração Bush em 2003.

 “Iraq’s Descent Into Chaos,” this 2007 filme de Charles Ferguson.

Syrian Civil War: “Not Anymore: A Story of Revolution” (via Medium)

Documentário de 30 minutos lançado em fevereiro conta a história de rebeldes sírios rebeldes e refugiados que tem de sobreviver à guerra civil. David Machado, um repórter de guerra experiente, dá uma breve história do conflito mortal.

The Kurdish Conflict: “Female Fighters of Kurdistan” (via YouTube)

Outro documentário do Vice-News, esta série de três partes lançado em 2012 segue um batalhão do Peshmerga feminino, parte do que é geralmente considerado como um exército altamente treinada de guerrilheiros. Ele explica como a região do Curdistão veio a ser, mais ou menos, que ocupa a parte montanhosa do norte do Iraque, o Irã e a Síria, junto com um pouco do sul da Turquia. Recentemente, alguns deste território – porções no norte do Iraque – foi apreendido pelo Estado islâmico. 

Post-Occupancy Life: “Iraq After the Occupation” (via YouTube)

Documentário do Al Jazeera, o filme leva os espectadores a uma turnê de grandes cidades para ver os danos causados ​​por anos de luta. 

A Female Iraqi Perspective: “Iraq: The Women’s Story” (via YouTube)

 Para contar as histórias das mulheres na mídia, um jornalista iraquiano viajou seu país para criar este documentário em 2006 Ela argumenta, ao longo de sua jornada perigosa, como a invasão norte-americana é a culpa para o aumento do extremismo religioso, que tem reduzido os direitos das mulheres. 

American Soldiers’ Perspective: “The War Tapes” (via YouTube)

Em 2004, os cineastas deram câmeras para 17 membros da Guarda Nacional destacados para o Iraque. Juntos, as tropas registraram 800 horas de filmagem. O filme ganhou Melhor Documentário Internacional no Festival de Cinema Tribeca 2006.

A Cultural History: “Iraq, the Cradle of Civilization” (via YouTube)

Filme dirigido por Michael Wood’s (1991) mostra a ascensão da civilização no Iraque e coloca o conflito atual em um contexto muito mais amplo. 

Huffingtonpost

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: