SECRETISMO – Secrecy (2008)


“Em apenas um ano, os Estados Unidos classificaram cinco vezes mais páginas do que as que foram adicionadas à Biblioteca do Congresso. Vivemos num mundo em que a produção de conhecimento secreto eclipsa a produção de conhecimento livre. Dependendo da pessoa a quem se pergunta, o secretismo do governo é a chave para a vitória, na nossa luta contra o terrorismo, ou o nosso calcanhar de Aquiles. Mas será que tanto secretismo é algo mau?

O secretismo salva; Agentes secretos de combate ao terrorismo lembram com fúria como um artigo de jornal que descrevia as capacidades da NSA, levou à perda de informação que poderia ter evitado a morte de 241 soldados num atentado à bomba perpetrado por terroristas em Beirute, no final de Outubro de 1983. O secretismo protege a proliferação perversa de armas nucleares e a disseminação de armas biológicas e químicas. O secretismo é importantíssimo para a nossa capacidade de condução de uma guerra eficaz contra o terrorismo.

O secretismo corrompe; Desde o rapto e deportação ilegal de pessoas de outros países, às escutas sem mandato e a Abu Ghraib, soubemos que, por debaixo do véu da classificação de segredo de estado, até mesmo os nossos líderes podem ceder a impulsos perigosos. O secretismo tem progressivamente ocultado a política nacional, obstruído a coordenação entre agências, inflacionado orçamentos e obscurecido acordos; o secretismo lança no obscurantismo o nosso sistema de justiça e destabiliza o equilíbrio de poderes entre o ramo executivo e os restantes ramos governamentais.

Este filme fala do vasto mundo invisível do secretismo do governo. Debruçando-se sobre segredos classificados, a capacidade do governo em retirar informação do escrutínio público, caso coloque a segurança nacional em risco, “Secretismo” explora as tensões entre a nossa segurança enquanto nação e a nossa capacidade de funcionar como uma democracia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: