CAMOUFLAGE COMICS

[0+-+Pag+inicial.jpg]

O site visa produzir reflexões sobre a interação entre a arte, a ditadura e os direitos humanos com foco no legado argentino “Guerra Suja” (1976-83) tanto na forma de material verbal e visual a arte (principalmente quadrinhos).
Há cerca de duas seções em Camouflage Comics. Primeiro, há os quadrinhos e as ilustrações feitas exclusivamente para este projeto por artistas gráficos. Essas articulações são novas obras pictóricas do que significa estar vivendo na Argentina, hoje, um país ainda assombrado pelo fantasma do processo ditatorial.

Ao mesmo tempo, porém – quando o país parece estar se recuperando do colapso econômico de 2001 está gradualmente levando as questões da reconstituição e da responsabilidade de volta para a esfera pública, um domínio marcado por onze horas da amnésia institucional e anistia. Em segundo lugar, Camouflage Comics contém ensaios concentrando-se em desenhos animados e quadrinhos publicados durante a ditadura, ou durante o período de transição do regime militar para a democracia.

[6.jpg]

Estas análises, embora sejam essencialmente sobre a produção cultural de um passado recente, também lançar luz sobre os quadrinhos de novo. Na verdade, as duas linhas de tempo paralelas não podem ser claramente separados. Pelo contrário, eles se cruzam continuamente, incitando-nos a interpretar a “nova” luz do “velho” – e vice-versa. Além disso, este site contém uma discussão-blog onde esses assuntos podem ser exploradas na sua totalidade, a fim de gerar novos visuais / ensaios e insights – e não especificamente relacionados com o “caso” da Argentina, mas abrangendo um amplo leque de temas, variando de quadrinhos a censura (restringido) práticas artísticas, direitos humanos, a institucionalização da memória.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: