Combate Inglório: a pioneira e censurada revista contra a guerra

 

Em 1965, quando os protestos contra a guerra no Vietnã mal tinham começado nos Estados Unidos, uma revista em quadrinhos se adiantou e ousou se insurgir contra a ideia de enviar soldados americanos ao conflito, o falso patriotismo disfarçado de manipulação ideológica e contra a própria ideia de guerra.

Por tudo isto, Blazing Combat só durou quatro números – mas entrou para a história.

E as razões para tal honraria são muitas. Todas elas estão disponíveis para o leitor brasileiro conferir no álbum Combate Inglório, que reúne os quatro únicos números de Blazing Combat em uma edição caprichada, que chegou há pouco às livrarias.

Para começar, os criadores envolvidos na empreitada foram alguns dos melhores da história das narrativas sequenciais.

O responsável por todos os roteiros foi Archie Goodwin (1937- 1998), um dos mais prolíficos roteiristas e editores das HQs norte-americanas. Pense em qualquer título da Marvel ou da DC, e a mão de Goodwin certamente passou por ele.

Entre os desenhistas, Alex Toth (designer dos melhores desenhos da Hanna-Barbera), Gene Colan (A Tumba do Drácula), Wally Wood (Mad), John Severin (Kull), Al Williamson (Star Wars) e Gray Morrow (Void Indigo), entre outros. As capas eram de Frank Frazetta.

O resultado foi uma revista que, além da ousadia política que lhe custou a própria existência, legou alguns dos melhores contos de guerra em quadrinhos de todos os tempos.

Pode-se dizer, sem medo de errar, que Blazing Combat foi influência decisiva para os criadores que vieram a revolucionar o gênero nos anos 1980, como Alan Moore e Frank Miller.

Combate Inglório / Archie Goodwin, A. Toth, J. Severin, W. Wood e outros / Gal Editora / 208 p. / R$ 42 / www.galeditora.com.br /

via Rock Loko.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: